Presidente Vinicius Lummertz detalha as ações no seminário “Reage, Rio”, que buscam soluções para alavancar o setor no Rio de Janeiro
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, lança nesta quinta-feira (31) o programa “Mais Rio, Mais Brasil”, que prevê a priorização de ações voltadas para o Rio de Janeiro em todas as ferramentas de promoção e apoio à comercialização organizadas pelo Instituto. As medidas visam amenizar o impacto da repercussão negativa que a imagem do Rio de Janeiro (RJ), principal portão de entrada do turismo internacional, vem sofrendo por conta da violência urbana e do momento econômico difícil da cidade e do estado. O presidente detalha a proposta durante o seminário “Reage, Rio!”, promovido pelos jornais O GLOBO e Extra.
“O Rio atravessa uma fase difícil. Uma realidade que se revela nas páginas dos jornais e nos sites de notícias do Brasil e do mundo. São momentos como estes que devemos unir forças – governo, sociedade civil e iniciativa privada – para redesenhar o futuro. O turismo é a saída que o Rio de Janeiro tem de sustentabilidade econômica para se reerguer”, destaca o presidente da Embratur.
No Brasil, um a cada três turistas estrangeiros visitam o Rio de Janeiro, e deixam na cidade R$3,5 bi. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, cerca de 200 mil empregos diretos e 600 mil indiretos são ligados ao setor. “O estado investiu R$ 30 bilhões para sediar os grandes eventos dos últimos anos na capital. O Rio está preparado para ser a sede da mudança do panorama do turismo no País”, afirma Lummertz.
Durante sua participação no seminário, Vinicius Lummertz vai apresentar o trabalho desenvolvido pela Embratur, em conjunto com a sociedade civil, e reforçar a capacidade da capital fluminense em atrair e sediar grandes atrações culturais, esportivas e, principalmente, turísticas, com grande capacidade de impulsionar a economia local.
No encontro, que será realizado no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, serão debatidas propostas para segurança, recuperação econômica, mobilidade urbana, ética, turismo e políticas públicas, com foco em saúde e educação. Cada convidado fará uma apresentação sobre sua área de atuação e depois haverá um debate com participação da plateia, mediado por jornalistas do GLOBO e do Extra.