Artesãos do município do Rio ganham carteira nacional que reconhece profissão

outubro 10th, 2017 por

O secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, durante cerimônia de entrega a artesãos da Carteira Nacional do Artesão (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Cerca de mil artesãos do município do Rio de Janeiro receberam nesta segunda-feira carteira nacional, que reconhece profissionalmente a atividade e possibilita a participação em feiras nacionais pelo Programa do Artesanato Brasileiro.

A partir de agora, eles também terão acesso facilitado a microcréditos e capacitação.

Com a crise do Estado, foi preciso realizar uma parceria público privada para a confecção das carteiras. A empresa parceira vai viabilizar a aquisição de matéria prima a preço de atacado pelos artesãos.

O secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, disse que o governo está empenhado em promover o artesanato fluminense.

Alice do Espírito Santo, saiu de Guadalupe, na zona norte carioca, para receber a carteira. Há cinco anos ela faz trabalhos de pintura decorativa em madeira, que complementam a renda da aposentadoria. Alice apontou algumas demandas dos artesãos que ela espera que sejam facilitadas com o documento.

Suzana Maria Costa Moreira, é artesã há quarenta anos. Atualmente ela desenvolve um trabalho com crochê que gera emprego e renda para senhoras da terceira idade, além de ministrar cursos de capacitação.Para Suzana, os benefícios do artesanato vão além da geração de renda.

Mais de dez mil artesãos em 38 municípios já foram cadastrados. Cerca de duas mil carteiras foram expedidas. A expectativa é cadastrar no total cerca de vinte e cinco mil artesãos em todo o estado.