Apresenta Rio Summit

outubro 23rd, 2019 por

Rio de Janeiro celebra avanços do Turismo durante abertura da “Apresenta Rio Summit”

O secretário de Turismo, Otavio Leite, e o Governador Wilson Witzel participaram da abertura da conferência que discute o setor de entretenimento

 

Impulsionado pela realização de grandes eventos durante este ano, o turismo do Rio de Janeiro tem demonstrado bons índices de incremento em 2019. As ações conjuntas com os diversos setores do segmento ajudaram para a atração de turistas para o Estado e foram destaque durante o “Apresenta Rio Summit”. O governador Wilson Witzel e o secretário de Turismo Otavio Leite participaram, nesta quarta-feira (16/10), da abertura da conferência promovida pela Associação de Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins, que reúne empresários e representantes do setor de entretenimento.

Em sua fala, Witzel destacou as diversas ações feitas pela pasta para impulsionar o Turismo nos 92 municípios do Estado.

– O Salão de Turismo este ano foi feito para promover o interior do Estado, onde tivemos cerca de 40 mil pessoas passando pelo evento, que puderam conhecer a nossa produção artesanal. Em parceria com o Rock in Rio, tivemos o TurisRock, que também apresentou as nossas cidades do interior fluminense, e fomentou o turismo do Estado. Estas duas iniciativas ajudaram a melhorar a imagem do Rio de Janeiro e, com isso, a média da ocupação hoteleira já evoluiu de 52% para 67% agora em 2019 – afirmou o governador.

A Secretaria de Estado de Turismo tem se empenhado na articulação junto ao setor e avanços, como os novos decretos que permitiram o diferimento do ICMS cobrado sobre produtos vendidos por expositores de outros estados e a implementação da redução da alíquota para o setor de alimentos e bebidas em todas as suas receitas tributáveis.

– As condições, para que o potencial turístico do Rio de Janeiro seja desenvolvido ao máximo, já estão sendo criadas. Isso significa que há uma compreensão do fenômeno econômico, social e estratégico que o turismo tem para o nosso estado. Este setor é o que mais fala sobre a vocação do Estado – disse o secretário de estado de Turismo, Otavio Leite.

 

 

Dados da Apresenta Rio apontam que, eventos do calendário “Rio de Janeiro a Janeiro”, lançado em 2017, movimentam cerca de R$ 14 bilhões, entre os quais estão o Carnaval e o Réveillon que, somados a outros, arrecadam, aproximadamente, R$ 865 milhões em impostos e geram em torno de 170 mil empregos diretos e indiretos.

– Entretenimento, mais cultura, mais esporte é igual a Turismo. Então, eventos de toda a natureza, que aqui acontecem, trazendo pessoas de outros estados, fazem com que a economia circule e mais pessoas consumam aqui. Portanto, para ampliar as conquistas desses espaços é necessário promover o Rio de Janeiro. Pela importância que tem na história do país e por ser uma espécie de símbolo maior do turismo brasileiro, o Estado precisa de ações muito claras na divulgação do Rio e também na captação de congressos, feiras, seminários, exposições, etc – conclui Otavio Leite.

O presidente da Apresenta Rio, Pedro Guimarães, explica que uma das premissas da Associação é construir uma representatividade institucional cada vez mais forte, além de estimular que o ambiente de negócios possa ser mais sólido e atrativo a todos.

– O entretenimento é o novo turismo e esperamos mostrar que é uma atividade de enorme impacto na economia, na atração de investimentos, na geração de empregos e na arrecadação de impostos para o setor público – afirmou Pedro Guimarães.