10 de Maio, Dia do Guia de Turismo – Diferença entre Guias de Turismo e Turismólogo

maio 10th, 2018 por
Guias de Turismo: é o profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações históricas e culturais a grupos de pessoas que visitam um determinado local. É através do guia de turismo, que os turistas não só conhecem os lugares, mas entendem a sua história e a sua cultura, modo de viver e costumes. é responsável por: Orientar, promover, embarque e desembarque, Organizar o cronograma de atividades, socorrer ou solicitar ocorrências, com acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo, ou não pessoas ou grupos, observadas as normas e horários de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como guia de turismo pela EMBRATUR.
Para ser um guia turístico se faz necessário o curso de bacharel em turismo, que tem duração de 4 anos; ou um curso técnico. Alguns dos tópicos que são estudados durante os cursos são: sociologia, história da cultura, geografia e planejamento, organização do turismo, entre outros.
A pessoa formada em turismo esta capacitada para trabalhar em HOTÉIS, Companhias Aéreas, Agências de Viagens, Navios de Cruzeiros, Organização de Eventos, Lazer e Recreação e etc.
Turismólogo: é o profissional que observa, estuda e analisa os fenômenos turísticos em sua totalidade. O turismo é um fenômeno socioeconômico, cultural e político que promove o deslocamento de pessoas, por motivos variados. O termo Turismólogo surgiu no início dos anos 70, com o intuito de normatizar uma categoria de profissionais da área de turismo que não possuem reconhecimento pelo mercado.  Passou a ser reconhecida por lei em 18 de janeiro de 2012. Consideram-se atividades do Turismólogo, planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; entre outros da Lei 12591/12 | Lei nº 12.591.
Esse profissional também pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos de uma cidade a fim de atrair novos investimentos para o setor. Focado na percepção do panorama atual em que o destino se encontra nos possíveis panoramas futuros. Construindo metodologicamente um trâmite que possibilite guiar o destino do panorama atual para o futuro desejado utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis para este fim.