Dia Nacional do Turismo é comemorado em 8 de maio

maio 8th, 2018 por

Nesta terça-feira, 8 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo. A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros além de conscientizar a população em relação aos diversos atrativos naturais e culturais que formam o Brasil.

 

No Brasil, o turismo responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável por 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o país é considerado a 10ª economia turística do mundo. Diante desses dados, a vale ressaltar que o Turismo é um setor importante da economia brasileira e responsável pelo desenvolvimento das regiões, além de gerar emprego e renda.

Atualmente, o Brasil recebe 6,5 milhões de turistas internacionais e o mercado continua otimista para os próximos meses de 2018. Segundo a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET) do Ministério do Turismo, quase 90% dos entrevistados informaram que irão realizar investimentos em seus negócios. Destaque para os segmentos de operadoras de turismo, de transporte aéreo, locadoras de automóveis, onde 100% dos entrevistados afirmaram que pretendem realizar investimentos. A expectativa também é elevada nas áreas de meios de hospedagem (94%), promotora de feiras (82%) e agência de viagens (82%).

Para 81% do mercado pesquisado, a tendência é de crescimento. O percentual elevado está amparado pela perspectiva de retomada do crescimento econômico e aumento no número de brasileiros viajando pelo Brasil. A pesquisa ouviu representantes das 80 maiores empresas de turismo do país. O trabalho realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o setor turístico também desenha um cenário positivo para o turismo no Brasil. Atualmente são 3.285 Municípios em 328 regiões turísticas.