MTur e O Globo promovem seminário para debater o turismo

fevereiro 27th, 2018 por

Em parceria com o MTur, o Jornal O Globo promoveu nesta terça-feira (27) o seminário Mais Turismo, Mais Emprego e Renda. O Evento reuniu gestores públicos, representantes do mercado e do Congresso Nacional para debater ações estratégicas para desenvolver o setor.

O evento aberto pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, debateu os principais gargalos do setor, medidas em discussão no Congresso Nacional para aumentar a conectividade aérea e ampliar o uso sustentável dos parques temáticos para promover o desenvolvimento do turismo no Brasil. A colunista do jornal O Globo e apresentadora da Globo News, Flávia Oliveira, foi a responsável por mediar os debates.

A melhor forma de encontrar soluções inovadoras para problemas históricos do nosso setor é reunir todos os envolvidos e debater os temas de forma ampla e profunda”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. “O turismo tem muito a colaborar com o desenvolvimento no Brasil e, para isso, precisamos alinhar todas as forças do nosso setor”, completou.

Flavia Oliveira, Colunista de Economia do Jornal O Globo e apresentadora da Globo News, mediadora do evento.

Realizado em parceria com O Globo como parte das comemorações de 15 anos do MTur, foi dividido em três painéis: o primeiro sobre o pacote de medidas lançado pelo governo federal para desburocratizar, gerar mais emprego e renda no setor; o segundo sobre a conectividade aérea e o terceiro sobre o turismo em unidades de conservação. “O turismo já deu mostras em várias partes do mundo de como pode se tornar um importante vetor da economia e ajudar as nações a enfrentarem momentos de crise”, comentou a jornalista Flávia Oliveira.

 

Ministro Marx Beltrão na abertura do evento.

 

Flávia Oliveira, colunista de O Globo, Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, Marx Beltrão, Ministro do Turismo, deputado Herculano Passos (PSD-SP) e Marco Ferraz presidente da Clia Abremar.

Sobre as medidas para aumentar a segurança do Rio de Janeiro o ministro Marx Beltrão comentou: “O Rio de Janeiro é a imagem do Brasil lá fora. Quando se fala do Brasil, o que o turista internacional mentaliza logo e a primeira imagem é a cidade do Rio de Janeiro. O Mtur em parceria com a Embratur, fez alguns vídeos promocionais para divulgar e melhorar a imagem do Rio no exterior. Porque quando o turista estrangeiro vem para o Rio de Janeiro ve algo muito diferente do que a imprensa fala. Numa pesquisa que fizemos, com mais de 6.000 turistas internacionais que vieram a cidade, mais de 90% afirmaram que iriam voltar e que recomendariam o Rio aos seus parentes e amigos. É importante estas ações de divulgação para que o mundo entenda que o Rio de Janeiro não é só a violência que que a imprensa divulga. É uma cidade bonita, de um povo trabalhador. Uma cidade que deve ser vista e deve ser visitada.”

E completou: “O que acontece no Rio o mundo escuta, o que acontece de violento em outras cidades do mundo, não se ouve comentários. Mas, o que acontece no Rio é notícia mundial. Então é importante trabalhar na divulgação das belezas do Rio de Janeiro e mostrar que o Rio tem os problemas pontuais, mas que está enfrentando a questão da violência de cabeça erguida e que o turista aqui é muito bem-vindo.”

O Brasil recebe menos de 0,5% de todos os turistas internacionais que viajam pelo mundo. São pouco mais de 6,5 milhões de turistas internacionais por ano. Enquanto os brasileiros gastaram 19 bilhões de dólares no exterior, o turista estrangeiro deixou 5,8 bilhões de dólares na economia nacional, gerando um déficit de mais de 13 bilhões de dólares. O pacote de medidas lançado pelo Ministério do Turismo prevê a geração de 2 milhões de empregos, a ampliação para 12 milhões os números de chegadas internacionais, inserir 40 milhões de brasileiros no mercado interno de viagens e aumentar para US$ 19 bilhões a arrecadação com o turismo internacional.

Também palestraram durante o evento o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o presidente da Clia Abremar, Marco Ferraz e o deputado Herculano Passos (PSD-SP).

 

FONTE: Assessoria de Imprensa SINDETUR-RJ – Texto e Fotos: Caio Retzlaff